7 de junho de 2012

Séries | Game of Thrones

Chega ao fim a segunda temporada de Game of Thrones, deixando aquele gostinho de “PRECISO DE MAIS” e uma vontade imensa de ler os livros da saga. O post de hoje vai tentar evitar spoilers, por isso buscarei fazer alguns comentários, e evitar outros.

Começando pelos diálogos. Algumas cenas se tornam memoráveis, não apenas pelas imagens excelentes ou pela perfeição de alguns atores, mas também pelo encaixe das falas, junto com o jogo de olhares e situações de cada cena. Cada episódio te engole, de uma forma inexplicável, e você só volta para o mundo real quando vê a tela escurecendo ao fim do capítulo. A tristeza quando algum barulho interrompe a sua atenção e você tem que voltar a cena, ou perder um trecho, demonstra como cada espaço foi bem utilizado dentro dos episódios.

Outro ponto marcante da série é a atuação. Falar de Peter Dinklage já é chover no molhado, porém não me canso de elogiar esse excelente ator. Muitos usam suas diferenças para aparecer apenas com elas, como o anão que tomava tapa na cabeça no pânico, entre outros. Mas ao interpretar Tyrion, Peter demonstra qualidades de um ator de topo. Não é apenas o diferente. Não está na série apenas por ser um anão. Suas atuações são espetaculares. Outros dois atores que me chamam a atenção na saga, mesmo sem a mesma importância na saga, são Aidan Gellen, no papel de Mindinho e Conleth Hill, no papel do eunuco Lord Varys. Começo falando de Varys, até agora o personagem mais fascinante da saga, pois não é aliado de ninguém, ao mesmo tempo está com todos. Já a atuação de Hill segue o mesmo fascínio. Seu olhar de surpresa, falsa evidentemente, traz ainda mais drama e suspense para as cenas. Já Aindan Gellen consegue uma coisa fundamental do personagem. Ele consegue transparecer o medo revestido na pseudo-coragem de Mindinho. Nas suas cenas, vemos um homem atormentado pelo medo, que teme perder o controle.


O cenário e o figurino da série continua no nível da primeira temporada. As belas armaduras realmente "funcionam" nas cenas de guerra, não fica parecendo dois bonecos do Power Rangers lutando, que nem em alguns filmes medievais. E os castelos, espaços abertos entre outros tipos, são fascinantes.

Sobre a trama, de tudo o que aconteceu, a traição foi a parte que mais me assustou. Não vou falar quem traiu quem, para não estragar o dia de quem ainda não viu. Mas eu achei que foi a unica parte que eu mudaria da saga. Deixou um personagem que poderia ser mais explorado em uma situação estranha, apenas para "se provar". Enfim, espero que isso se explique melhor na terceira temporada. (Brincadeira, eu estou juntando dinheiro pra comprar o livro, urgentemente). 

Minhas palmas ficam também para o escritor da saga, George R.R. Martin, que fez uma obra que passará por gerações, sem precisar de apelos como “Amor, paz, luz”. Talvez seja por isso que a obra se diferencie e é tão aclamada atualmente. Bem, para não escrever spoilers sobre a saga, termino o texto aqui. Espero realmente que todos assistam essa série, pois não irão se arrepender.  

Nenhum comentário: