20 de junho de 2012

Cinema Alternativo | 3 mietros sobre el cielo

Domingo por si só já é um dia deprimente. Ainda mais quando chove, o tempo está propício para ficar de baixo das cobertas com pipoca, brigadeiro e um bom filme de romance. Foi assim que me deparei com o longa “Paixão sem limites”, conhecido em espanhol como “Tres metros sobre el cielo”. Confesso que entortei um pouco o nariz quando vi que o filme não era muito conhecido por aqui, mas resolvi dar uma chance e quer saber? Não me arrependi, nem um pouco. Eu sei o que vocês devem pensar, lá vem a Diandra Nunes com mais um desses filmes “água com açúcar” que ninguém suporta mais. Entretanto, eu garanto para vocês que não vão se arrepender. Então vai lá.
Não é muito difícil adivinhar o enredo não é? A garota da alta sociedade, uma filha que todo pai sonha em ter: linda, estudiosa, obediente e que sempre segue as regras à risca. Se apaixona pelo cara, que nem um pai no mundo deseja ter como genro. O protagonista chamado “Hace”, mas também conhecido por “H” (a pronuncia fica mais charmosa em espanhol) e interpretado por Mario Casas, é um rebelde nato, que está metido em todos os tipos de confusão que você puder imaginar, inclusive participa de corridas ilegais de moto.
E daí o que tem de diferente nesta história? A verdade é que tanto a personagem Babi (Maria Valverde) e Hace, consegue despertar emoções diferentes durante o filme inteiro. O enredo te prende uma forma que quando você se dá conta, já terminou. E sabe por que? Porque nos lembra daquele amor antigo da escola. Daquele garoto chato que ficava puxando o seu cabelo ou daquela patricinha mimada e sem noção. Depois que você cresce e começa assumir grandes responsabilidades, não consegue encarar o amor de um jeito tão juvenil. Ao assistir “Paixão sem limites”, dá vontade de se apaixonar de novo, de voltar a ser adolescente.
Por isso que a trilha sonora do filme não poderia ser outra do que “ Forever Youg”. Porque é na adolescência em que estamos descobrindo o mundo, vivemos tudo com muita intensidade e é por isso que existem momentos que vão marcar o resto da nossa existência, como o primeiro amor, as amizades que fizemos, os erros que cometemos. É sobre isso que o filme “Paixão sem limites” quer falar.
Entretanto, o filme é muito mais que apenas romance, ele também discute um tema importante que são os conhecidos “rachas”, uma atividade perigosa e que é muito popular entre os jovens, principalmente aqueles que buscam viver perigosamente. O filme se torna também um alerta sobre como os adolescentes utilizam sua liberdade. E principalmente nas consequências que isso acarreta.
Em certa parte do filme, “Hace” diz que tudo tem o fim, e esse é o grande diferencial do filme. Porque o casal principal não fica junto como em todas as outras comédias românticas, e deve ser por isso que ele se aproxima tanto do real. Porque nem todos os relacionamentos são perfeitos e acabam em finais felizes. E quando eles acabam você deve encontrar um jeito de seguir em frente. São 118 minutos de filme que valem a pena serem vistos até o final.
(Ok, não falei nada sobre os aspectos técnicos, mas o filme foi produzido na Espanha com a direção de Fernando González Molina. Uma coisa bem irritante é que tem anuncio da coca-cola durante o longa inteiro, mas o enredo não te deixa desistir. Sei que muita gente vai reclamar do final ou não vai entender. MAS NÃO SE PREOCUPEM. A continuação sai agora dia 22 de junho/2012)

3 comentários:

Daiani disse...

amei o filme, não vejo a hora de assistir a continuação mas dublado é claro kk',bom gostei de tudo qe vc disse, é real mesmo tudo isso qe acontece,mais nem sempre tudo esta acabado, a gente nunca esquece de um amor de verdade, então seria bom que eles se apaixonasse novamente.beijos e até +

Anônimo disse...

o primeiro filme e ótimo, eu amei. Ja o segundo e mtt ruim n gostei, pensei q eles ficassem juntos no final mas eles nao ficam.

Anônimo disse...


o livro é melhor que o filme, mais o filme é demais também. Amei