10 de junho de 2012

Lista | Premonição

Bom, você já viu todos os filmes da série Premonição (Final Destination)? A lista de hoje indica quais você precisa ver (e de quais você precisa fugir como se não houvesse amanhã).  

Final Destination - 2000

O primeiro mostra o que vai acontecer nos quatro seguintes. Só muda a catástrofe. Uma pessoa X - no caso do primeiro filme, o Alex - prevê um acidente em que ele e um grupo de pessoas está envolvido minutos antes dele acontecer. No primeiro filme, ele e os amigos vão fazer uma viagem da escola para algum lugar irrelevante, quando ele prevê a morte dele e de toda a galera, e sai do salto dentro do ônibus, grita que vai cair, gera uma briga dentro do avião, resultado: é expulso, junto com quem se envolveu. Lá estão eles, do lado da janela, vendo o avião partir, reclamando por terem perdido a viagem, QUANDO O AVIÃO EXPLODE! OH! Que tragédia! Depois de ver a mesma história mil vezes, é ridículo, mas, como era o primeiro, eu achei o máximo. Enfim, todos ficam felizes por terem saído, NO ENTANTO, como a tagline do filme diz: you can't cheat death. Aí as pessoas que saíram do avião começam a morrer de formas bizarras, na exata ordem em que morreriam na visão do Alex. E lá vai ele, e a única louca excluída do grupo que acredita nele (a LINDA Ali Larter, que fez a louca de dupla personalidade em Heroes) tentarem salvar o pessoal.  
O ápice do filme, na ocasião, não é observá-lo superficialmente, mas sim em detalhes. As mortes dos personagens já haviam "aparecido" em outras situações. Tod imita um enforcamento depois da premonição (e adivinhem como ele morre). O livro que o Alex segura é "A morte do viajante", risos. E há MIL referências ao número do voo, 180. Enfim, o primeiro, em minha eterna opinião, é o melhor. 



Final Destination II - 2003

Foi o menos lucrativo da franquia. PONTO FINAL. Eu ia só pular para o seguinte, mas achei sacanagem nem dar uma introduzida no filme (ui ui ui, ele vai introduzir no filme). Bom, aqui começa a repetição. Uma turma de amigos descolados vai viajar (só que de carro, dessa vez, Ó A FALTA DE VERBA), e quem tem a premonição agora é a Kimberly - NÃO É A RANGER ROSA, INFELIZMENTE - que para o carro, bem louca, e causa um engarrafamento. Logicamente, ela se salva, mas não consegue nem ao menos salvar os amigos (puta sacanagem né?) Mas salva alguns que ficaram atrás dela por causa do congestionamento. Enfim, mesma história, as pessoas começam a morrer na mesma ordem, ela vê sinais de como elas morrerão, e então ela descobre que as pessoas que tinham sobrevivido a esse acidente JÁ HAVIAM sobrevivido a acidentes anteriores, todos relacionados às mortes dos personagens do primeiro filme (há várias referências aqui também, o acidente, por exemplo, ocorre no km 180). Enfim, you can't cheat death TWICE. Ela não é tão retardada assim. Pode pular. 



Final Destination III - 2006

Meu segundo preferido, principalmente pela presença (e pela morte divertidíssima) da Alexz Johnson (A ruivinha protagonista de Instant Star). O acidente agora é em uma montanha-russa. Não fui na montanha-russa do Hopi Hari por três anos. Depois esqueci, e quando lembrei do filme já tava na merda do carrinho. FFFFFFFFFUUUUUUUU. Enfim, quem tem a premonição dessa vez é a Wendy - e não é a do Peter Pan, adorei fazer essas piadinhas, e nem dou moral se vocês não estiverem gostando, beijos - que tenta avisar todo mundo. Lógico que vários vão, o acidente acontece e blá blá blá. Dessa vez, os sinais das mortes estão nas fotos que foram tiradas no parque (Wendy gostava de tirar fotos). As primeiras a morrer, Ashley e Ashlyn (nem são irmãs, e são loiras artificiais. TODA ASHLEY EM FILME DE TERROR É ASSIM, SOOOOOOO CLICHE) estão em câmaras de bronzeamento artificial, ficam presas e torram. Na foto delas, o flash ficou estranho, e parecia que elas estavam pegando fogo. Risos. E por aí vai. Pode não ter mais AQUELA inovação, mas a produção e a criatividade nas mortes valem a pena. 



The Final Destination - 2009 

Foi o filme que comprovou que a franquia deveria ter parado NO TERCEIRO. Mas que MIÉÉÉÉRDA. O pior, na minha modesta opinião. O acidente desta vez é em um autódromo. Quem tem a premonição agora é o Nick. Mesma história, só que agora em 3D, "mais intenso". A única coisa que valeu a pena foi o fato de que, nos créditos iniciais, são mostrados os raios-x das mortes dos personagens dos filmes anteriores. Maior diversão do filme: adivinhar quais eram as mortes. Nesse, as premonições foram previsíveis até para quem não teve premonição nenhuma. Pode pular. 








Final Destination 5 - 2011

Embora o quarto tenha sido "THE final destination", resolveram fazer mais dinheiro em cima da ideia. E não é que vendeu? O povo gosta, a empresa vende, não é? O 3D está bem melhor, e o acidente agora é em uma ponte. Adivinhe o que a ponte faz? Dica: ela não sai voando. Enfim, mesma historinha. O criativo desse filme foi que, embora as premonições fossem esperadas, todas as mortes ocorreram das formas que NÃO eram imaginadas. Tipo, aconteceram, mas não como se pensava. O "alívio" da morte não acontecer, seguido pelo susto e pela aflição do momento que se segue é o que permite assistir ao filme até o final. Pode assistir. 


 



Já sairam rumores de Final Destination 6, mas nada confirmado. Nada mesmo. Agora não posso mais escrever porque meu gato pegou minha mão e está pedindo carinho. Dois beijos pra você que tá na balada. Aproveita e assiste amanhã, de ressaca. 

Nenhum comentário: