23 de abril de 2012

Crítica I Titanic 3D


 Mesmo depois de 15 anos de seu lançamento, em 1997, o filme “Titanic” continua lotando as salas de cinema.  O retorno da versão cinematográfica em 3D marca a data de 100 anos do naufrágio do navio, ocorrido no dia 15 de abril de 1912. Até hoje, o naufrágio do Titanic é considerado uma das piores tragédias marítimas de todos os tempos. Entretanto sua história ficou amplamente conhecida a partir da exibição do filme “Titanic”, dirigido por James Cameron em 1997. O longa-metragem de 194 minutos, com orçamento de US$ 200 milhões, se tornou a maior bilheteria da história do cinema mundial, na frente de Avatar, seguido do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte, Parte 2. Também ganhou 11 dos 14 Oscars, empatando com Ben-Hur (1959) e, mais tarde, com O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

    Realmente foi uma surpresa chegar em frente a sala de cinema e perceber que uma longa fila já se formava. Apesar dos anos terem se passado, o filme “Titanic” continua a exercer um fascínio, através da história de amor protagonizada por Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet) e Jack Dawson (Leonardo DiCaprio). A essência do romance repete a fórmula de Romeu e Julieta. Um garoto pobre que se apaixona por uma garota da alta sociedade, e devido suas diferenças são proibidos de ficar juntos. O aparente naufrágio deveria ser motivo suficiente para mantê-los separados, mas os dois decidem lutar pela sobrevivência juntos. Talvez seja por esse motivo que “Titanic” seja um filme tão intenso. Um não poderia viver sem o outro. “You jump, I jump!”.
   

 A atuação de Kate Winslet não pode ser ignorada, já que a atriz conseguiu passar com exatidão os sentimentos de uma pessoa que ama incondicionalmente alguém, e se desespera em pensar na possibilidade da perda. Assim como Gloria Stuart, a velha Rose, que relembra com saudade a história de amor por ela vivenciada. É interessante notar como o filme “Titanic” ainda preserva sua capacidade de tocar o público, o filme já foi visto muitas vezes, por milhares de pessoas durante estes 15 anos e continua emocionando, exatamente nas mesmas partes. Como a cena memorável na proa do navio, onde Rose e Jack se beijam pela primeira vez.


Houve uma leve mudança na trilha sonora. A música tema “ My heart will go on”, interpretada por Celine Dion está presente durante todo filme, aspecto que não acontece na versão de 1997. Além disso, o filme já é impressionante por sua qualidade técnica e também direção de arte. O 3D empregado no filme, não foi muito explorado, ele dá uma leve sensação de imersão, mas não com tanta profundidade. Apesar disso, “Titanic” é um filme que deveria ser visto e revisto, sempre que puder.

2 comentários:

barrettope disse...

eu realmente fico facinado com a força que esse filme tem, realmente esse filme nasceu para fazer parte da história como nenhum outro! Sorte de quem fez parte dele que esta imortalizado!

Anônimo disse...

toda vez que eu vejo esse filme eu choro nao da pra segurar e muito triste principalmente quando o jack morre ele e lindo e muito trise eu nao gosto nem de pensar