15 de março de 2012

Problemas cronológicos e mudanças de detalhes são principais criticas nas adaptações cinematográficas.


 Certo dia, alguns anos atrás, me peguei vendo uma notícia que o ator Will Smith (Um maluco no pedaço, MIB), um dos atores mais geniais atualmente, diga-se de passagem, seria o Capitão América nos cinemas. Isso trouxe à tona um debate muito frequente quando a questão é adaptação de quadrinhos: Até que ponto podem mudar um personagem para levá-lo ao cinema?

Começamos então com a própria Marvel, que voltou atrás e colocou Chris Evans como personagem principal. A questão de mudança do personagem foi, então, criticada nos principais fóruns de revistas do país, e muito provavelmente do mundo. Capitão América é um personagem com mais de 50 anos, sempre mantendo o mesmo padrão estético, uma mudança drástica seria alvo de muita polêmica.

Viuva Negra  ficou parecida com  HQs
Nicholas Fury, agente da SHIELD nas revistas da Marvel, foi levemente se adaptando para Samuel Jackson (Star Wars, Jurassic Park), em um processo muito aceito pelos fãs. Hoje é impossível pensar no personagem sem levar a imagem do ator na cabeça, quando isso acontece, significa que o processo deu certo, mas uma mudança tão ácida não teria tal receptividade.

Outro personagem que teve uma adaptação questionada foi Thor, como já dito em uma crítica anterior do blog, algumas características foram mal adaptadas, como o modo como ele virou Donald Blake ou sua relação com Lady Siff, praticamente nula no filme.

Agora as atenções estão voltadas para o novo projeto da Casas das Ideias, o filme “AVENGERS”. Como será adaptada a relação dos personagens e o quão fiel será dos quadrinhos. Os fãs esperam, e acreditam, que o longa será uma cópia fiel do que estão acostumados a ver nos gibis, porém, para atrair novos fãs, algumas mudanças são, infelizmente, necessárias, na visão dos diretores.

Na DC, temos Superman abusando de clichês relacionados a história do kriptoniano, deixando as temáticas mais adoradas pelos leitores de fora da telona. Já Batman renasceu para os fãs de quadrinhos, principalmente com o ultimo filme que já é considerado uma grande obra do mundo dos heróis. A temática dos filmes anteriores, com uma fotografia amena e colorida, deixou de lado todo o carater psicológico do personagem. Já Begins e The Dark Knights, o fã de quadrinho ve a Gotham que ele imaginava pelos gibis... Sombria, sem futuro e adoravelmente caótica.

2 comentários:

Rubens Anater disse...

Olha, Jean... Com todo o respeito, a Scarlett Johansson é linda, mas não tem nada de Viuva Negra.
O Chris Evans - que também faz o Tocha Humana - não convence nem um pouco como Capitão América.
O Nick Fury, para mim, vai ser sempre esse cara aqui: http://www.google.com.br/imgres?q=nick+fury+hq+-samuel&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1138&bih=497&tbm=isch&tbnid=FLhsy_m2rtIuFM:&imgrefurl=http://www.atomicthinktank.com/viewtopic.php%3Ff%3D14%26t%3D20942%26start%3D345&docid=FGQuGHdbTTMBFM&imgurl=http://images3.wikia.nocookie.net/marveldatabase/images/7/79/Nick_Fury_%281%29.jpg&w=360&h=482&ei=7ypiT6DZDNHmggf40e2BAw&zoom=1&iact=hc&vpx=377&vpy=121&dur=350&hovh=260&hovw=194&tx=83&ty=127&sig=108181750229614611262&page=1&tbnh=143&tbnw=107&start=0&ndsp=14&ved=1t:429,r:2,s:0

Jean Marcel disse...

Concordo com a parte do Chris Evans, mas a Viuva e o Nich me vem na cabeça mais o ator do que o personagem hoje, e são dois "heróis" que eu gosto! rsrs