17 de outubro de 2012

Cinema Nacional I Troféu Grande Otelo


Sebastião Bernardes de Sousa Prata foi na realidade um prêmio de ouro para o Cinema Nacional, essa personalidade foi conhecida no cenário cinematográfico e teatral como o 'Grande Otelo'. Durante esses 19 anos sem a presença desse artista a Academia Brasileira de Cinema esse personagem teve como crédito uma das mais altas homenagens aos artistas brasileiros, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (GPCB) levou o nome de Troféu Grande Otelo em reconhecimento ao artista brasileiro.

Na noite de ontem (15/10/12) foi realizado a 10º edição do maior Prêmio da Academia Brasileira de Cinema, entre os grandes destaques da noite foram o filme dirigido pelo ator Selton Mello, "O Palhaço" que das 13 indicações que teve levou para casa 12 prêmios. "O Palhaço" recebeu o prêmio por melhor roteiro, figurino, maquiagem, direção de arte, trilha sonora original, fotografia, montagem, melhor ator coadjuvante, melhor ator, direção e recebeu por júri popular e pelo júri técnico o prêmio de melhor longa metragem de ficção.

Para muitos dos comentaristas o filme que estará concorrendo ao Oscar em 2013 será "O Palhaço" não tiro a competência de Selton Mello até porque ele foi um dos únicos cineastas que conseguiu levar a um reconhecimento internacional principalmente no Oscar um filme fora do eixo Rio-São Paulo. A indicação de "O Palhaço" possivelmente possibilita a reflexão de um novo quadro ao cinema brasileiro, acabando a descentralização das obras no eixo Rio-São Paulo. Como disse Selton Mello ao fim de seu discurso ao receber o troféu de melhor diretor  disse "o Brasil tem que entender que não existe cinema apenas em São Paulo e no Rio de Janeiro, o cinema brasileiro tá em Manaus, Belém, na Bahia no Sul está pelo país inteiro".
 
Não apenas a maior honra da noite ficou para "O Palhaço" outro destaque foi a eleição do primeiro longa metragem em animação (apesar de apenas um filme concorrendo a essa categoria, mostra que o país tem um projeto piloto de filmes da indústria da animação) "Brasil Animado 3D" de Mariana Catalbino. O segundo melhor colocado na noite foi o filme "Bruna Surfistinha" com 3 premiações. 
     

Nesta 10º edição do Troféu Grande Otelo foi realizada uma homenagem a um dos fundadores do Cinema Novo, Carlos Diegues que recebeu o título de patrono do cinema nacional pelos seus mais de 50 anos dedicados ao cinema brasileiro. Para o evento encerrar com chave de ouro foi exibido ao fim das premiações e discursos o final de "O maior amor do mundo" penúltimo filme dirigido por Carlos Diegues em sua carreira.
     

Nenhum comentário: