22 de outubro de 2012

Lista | Filmes Médicos


Bom, a ideia inicial era fazer uma lista de filmes com temas médicos em que o enredo se concentrava na doença, tratamento e cura. Pensando nos filmes eu optei por filmes de temas, médicos, traumas e outras anomalias. Para quem gosta de filmes para se pensar (além do entretenimento), aqui vai uma lista de x filmes que apresentam histórias pra lá de emocionantes!

O Óleo de Lorenzo (1992)


Lorenzo é um menino perfeitamente normal, até que completa seus seis anos e começa apresentar quadro clínico de uma doença rara que degenera as funções mentais, doença conhecida como ALD. O médico do garotinho dá a ele no máximo mais dois anos de vida, já que o tratamento e estudo da doença eram rasos. Os pais de Lorenzo mostram-se completamente insatisfeitos com os estudos já feitos e o tratamento com resultados quase que insignificantes e abandonam suas vidas pessoais e profissionais para dedicar-se a medicina e encontrar a cura para a doença do seu filho único.







O Escafandro e a Borboleta (2007)


Jean Dominique Bauby é o bem sucedido editor-chefe da revista Elle. Sua carreira e vida amorosa desmoronam quando, no meio de uma tarde como todas as outras, “Jean-Do” é surpreendido por um AVC que compromete todas as suas funções motoras, a não ser a sua pálpebra esquerda. A fisioterapeuta e fonoaudióloga do Hospital francês, em que Jean-Dominique está internado, concentram-se em desenvolver uma maneira eficiente de comunicação entre o editor e o mundo. Jean aprende a se comunicar piscando letras do alfabeto, uma por uma, até que formem palavras, frases e parágrafos, ele “cria um mundo próprio, contando com aquilo que não se paralisou: sua imaginação e sua memória”.




A Guerra Está Declarada (2011)


Romeo e Juliette se encontram e brincam com a coincidência dos nomes, e como piada, declaram estar fadados a um trágico destino. Os dois se apaixonam e casam, logo têm o seu primeiro filho, Adam. A vida da família parece perfeita, mas a tragédia esperada aparece na visita de Adam ao pediatra, em que o casal descobre que o bebê possui um tumor cerebral. A partir daí o que era pra ser um conto de fadas se transforma em idas e vindas por corredores de hospitais, desentendimentos e hipotecas para pagar contas inacabáveis.








Uma Prova de Amor (2009)


Sara e Brian Fitzgerald possuem uma filha com leucemia e são informados que ela possui poucos anos de vida. Orientados a fazer um procedimento médico ortodoxo, o casal gera uma filha de proveta que seja compatível a Kate, Anna Fitzgerald. Anna desde o nascimento é submetida a doações e transplantes que ajudem na cura da irmã mais velha. Aos 11 anos, os pais das meninas, informam a Anna que Kate precisaria de um transplante de rim. A caçula, cansada de ser submetida a tantos procedimentos, vai a justiça a procura de emancipação médica, para que tenha controle do seu próprio corpo e contrata o famoso advogado, Campbell Alexander, para que a ajude na causa.






Soul Surfer - Coragem de Viver (2011)


Bethany Hamilton é uma adolescente apaixonada pelo surfe, o que fez dela uma campeã nacional, mas sua sorte muda repentinamente. Em um dia comum, Bethany sai com a melhor amiga Sarah e seu pai para surfar e é surpreendida por um ataque de tubarão e acaba perdendo todo seu braço esquerdo. Assustada, mas não o bastante para desistir, Bethany reaprende a surfar dentro de seus limites e é apoiada pelos pais, amigos e fãs do mundo todo que mandam cartas de incentivo para a jovem surfista.









Sete Vidas (2008)


Ben Thomas é um misterioso agente do imposto de renda com um segredo atípico e uma culpa imensurável. Por conta de um acidente causado por ele que acarretou na morte da esposa, o agente tem o estranho costume de salvar vida (utilizando seu próprio corpo) de desconhecidos o tempo todo, mas seu destino muda quando Ben conhece Emily Posa, uma simpática moça, que pela primeira vez dá a chance de Ben ser salvo e ter um novo começo.







Efeito Borboleta (2004)


Evan é um jovem que luta para esquecer os problemas do passado e para isso resolve fazer uma regressão, onde descobre que consegue voltar à antigamente não só psicologicamente como também fisicamente, tendo condições de alterar seu próprio passado. O jovem faz o processo inúmeras vezes e percebe que ao tentar consertar os antigos problemas, novas situações surgem, já que as alterações feitas por ele no passado geram consequências no futuro.









Awake – A Vida Por Um Fio (2008)


Clayton tem a vida que todo jovem sonha, está noivo da bela Sam, não tem problemas financeiros, se dá bem com a sua mãe. A vida de Clay desanda quando ele descobre que possui pouco tempo de vida e precisa urgentemente de um transplante de coração. No dia de seu casamento com Sam, Clay recebe um bip no Page e vai para o hospital receber o novo coração. Durante a cirurgia ele sofre um distúrbio incomum onde a anestesia, apesar de funcionar, mantém o paciente acordado e consciente, porém paralisado. Clayton ouve as conversas dos médicos entre si e descobre que seu transplante acaba virando em uma armadilha para matá-lo.





Dançando no Escuro (2000)


Selma Jezkova é uma mãe solteira tcheca, que possui uma doença hereditária grave na visão, doença a qual o seu filho, Gene, ainda tem chances de ser curado se for submetido a uma cara operação realizada nos Estados Unidos. Selma imigra para a America e trabalha duro, mesmo com a visão comprometida para juntar dinheiro para a cirurgia de seu filho. Seus vizinhos Bill e Linda a ajudam muito, porém quando se vê em problemas financeiros, movido pelo desespero Bill rouba Selma. Esse é o ponto de partida para diversos acontecimentos trágicos.








Fale com Ela (2002)


Benigno é um jovem enfermeiro, que possui um amor platônico por Alicia, uma linda moça que faz ballet em uma academia próxima a casa de Benigno. Para se aproximar dela, o enfermeiro marca uma consulta com seu pai, um famoso psiquiatra que trabalha em casa. A aproximação real surge quando Alicia sofre um acidente de carro e fica em coma, sendo Benigno o enfermeiro encarregado a tomar conta dela, mas mais do que isso, Benigno a trata com fé e amor, com atenção exagerada. Ainda na cidade de Madrid, temos Lydia, a toreira valente que após um acidente com o touro também se encontra em coma, Marco, seu parceiro, desesperado com a situação da companheira que foi considerada clinicamente morta, não conseguia nem tocá-la, mas recebe o simples conselho de Benigno: Fale com ela. 

3 comentários:

Unknown disse...

Senti falta do filme "Quase Deuses"

Unknown disse...

Aproveitando o tópico vou deixar mais alguns filmes relacionados que eu defino de bom à ótimo:


Puncture - Código de Honra
http://filmesunder.blogspot.com.ar/2012/08/puncture-codigo-de-honra-2011-eua.html

50/50 com Joseph Gordon-Levitt
http://www.filmesunder.blogspot.com.ar/2012/08/5050-2010-eua.html

Opium - Diary of a madwoman
http://www.filmesunder.blogspot.com.ar/2012/08/opium-diary-of-madwoman-2007.html

Voce não conhece jack ( Doutor Morte )
http://www.filmesunder.blogspot.com.ar/2012/08/voce-nao-conhece-jack-you-dont-know.html

Rodrigo Menegat disse...

A Guerra Está Declarada é foda demais.