10 de outubro de 2011

Crítica | Um Novo Despertar

The Beaver, título original em inglês, remete ao fantoche que o personagem Walter Black (Mel Gibson) criou para continuar vivendo ao se encontrar profundamente deprimido, um, aparentemente, simpático Castor, por meio do qual ele se comunica. (No meio do filme ele até explica que é como se sua “casca”, seu corpo estivesse danificado, que ele precisava de um novo lugar para abrigar sua alma e tentar um novo começo).
O filme conta com a especial direção de Jodie Foster, que se desdobra entre a atuação e a produção também. O que parece ser seu quarto trabalho como diretora, após um longo intervalo de mais de 15 anos, finalmente parece se desenvolver bem.
O enredo de Um Novo Despertar trata-se de um empresário, que após entrar em profunda depressão, resolve achar uma saída: se comunicar através de um fantoche. Afirmando se tratar de uma nova terapia sugerida por seu médico, Walter Black consegue criar forças e retomar sua vida através de “Beaver’. Mas o que parece ser uma alternativa pra uma vida sem conserto acaba virando uma dupla personalidade. Black se vê dependente do bichinho, pois sem ele voltava a ser o mesmo velho deprimido de antes. Motivado pelo esforço da esposa (Jodie Foster) de ajudá-lo, Walter decide “tirar” o fantoche da sua vida, literalmente.

Bem, Um Novo Despertar já confunde desde o trailer. A narração (a mesma usada no início do filme) dá a idéia de que se trata de algo divertido, mas pelo contrário, o longa se desenvolve de maneira séria. Apresenta a surpreendente atuação de Mel Gibson, o qual interpreta perfeitamente Walter Black e o seu fantoche, preso numa loucura serena, quase que inocente. O filme o prende na situação de cada um dos personagens: Walter Black, pai de família e diretor de uma empresa de brinquedos quase falida; Meredith (Jodie Foster), uma designer? de montanhas russas e esposa dedicada que procura manter a estrutura de sua família; Porter (Anton Yelchin), filho inteligente e rebelde que se envolve com a misteriosa Norah (Jennifer Lawrence); e finalmente Henry (Riley Thomas Stewart), um adorável garotinho de cachinhos claros que sofre bullying na sua escola pela sua timidez.
Como boa parte dos dramas “The Beaver” é um filme o qual apresenta um final parcialmente feliz, apresentando suas conseqüências. Muito bem articulado por Jodie Foster e fruto de um bom elenco, Um Novo Despertar merece a sua atenção, corra e veja o desenrolar dessa trama.

Nota: 7,5 bilhetes

Nenhum comentário: