9 de outubro de 2011

Especial | Halloween

Outubro! Doçuras ou travessuras, festas a fantasia, e é claro que nós d'A Bilheteria não poderíamos deixar de fazer um especial em partes com os melhores filmes de terror para aproveitarmos bem o mês em que "o véu que separa os mortos e os vivos está mais sensível" (li/vi isso em algum lugar, juro!).
Para começar bem, vamos falar daqueles que marcaram a infância dos nossos pais e que, mesmo não tendo assistido, todo mundo conhece. Preparamos uma lista com os melhores filmes de terror das décadas de 60 e 70!

Psicose (Psycho) - 1960: dono de uma das cenas mais famosas

de toda a história do cinema (Marion sendo esfaqueada durante o banho, com AQUELA trilha sonora), o filme faturou 50 milhões de dólares no mundo inteiro e é um dos maiores sucessos do gênio do terror, Alfred Hitchcock.
O filme é um clássico e não pode faltar em nenhuma lista de filmes de terror que se preze. Embora tenha sido feito um remake em 1998, e ele conte com três sequências, nada supera o grito de Marion na cena original, que demorou sete dias para ser gravada (agora, pasme, o sangue naquela cena era calda de chocolate, e o som das facadas era de um melão sendo mutilado, pobre melão).






/

O bebê de Rosemary (Rosemary's Baby) - 1968: de outro cineasta cultuado, Roman Polanski, o filme mostra a história de Rosemary que, de acordo com a vontade dos novos vizinhos, engravida e vai dar a luz ao filho do demônio. Terror? Parece, bastante, mas, o filme, embora clássico obrigatório, não contém nenhuma cena realmente aterrorizante, mas, pelo contrário: vence pelo suspense estruturado durante o roteiro bem elaborado de Polanski, pela atuação da Mia Farrow e pela direção.









/
A noite dos Mortos-Vivos (The Night of the Living Dead) - 1968: o terceiro nome que representa a década de 60 é George Romero, e nenhum filme mais expressivo que este para explicar a sua importância: ele foi o primeiro do diretor (que, ao que tudo indica, gosta de zumbis, visto que dirigiu A Ilha dos Mortos, Diário dos Mortos, Terra dos Mortos, Dia dos Mortos, Despertar dos Mortos e por aí vai) e causou polêmica na época pelas cenas explícitas de violência e sangue. Embora não tenha sido o primeiro filme de zumbis, é o que, sem dúvida, impulsionou a produção com a ideia do apocalipse, degradação da humanidade etc etc etc.










O Exorcista (The Exorcist) - 1973: Como não

citar o pesadelo de muitas pessoas até hoje? O filme que mostrou a possessão da Regan é o mais emblemático no que diz respeito a cenas que marcaram as pessoas. A cabeça girando, a descida fenomenal da escada, a... masturbação (?) com o crucifixo... Tudo isso em 1974! O diretor, William Friedkin teve dificuldade para achar uma menininha que pudesse interpretar a personagem (e a Linda Blair nunca mais conseguiu destaque na vida depois disso, a não ser se drogando e aparecendo pel... é isso aí gente).
O filme foi o primeiro do gênero terror a ser indicado ao Oscar de melhor filme, além de ter ganhado a estatueta de melhor roteiro adaptado e melhor som, tendo sido um dos mais lucrativos até hoje (cerca de R$ 402.000.000,00. É!). Da mesma forma que os outros, embora tenha várias sequências e variações, nenhuma das cópias supera o trauma que o original já causou em todo mundo.




O Massacre da Serra Elétrica (The Texas Chain Saw Massacre) - 1974: precursor do terror ultrarrealista que nós vemos nos filmes de terror-sem-história-nenhuma-de-hoje, O Massacre da Serra Elétrica é um dos filmes mais chocantes da época no que diz respeito a crueldade. O assassino é um cara que possui o rosto deformado e por isso usa a pele das suas vítimas para criar máscaras, daí seu apelido carinhoso, Leatherface. Até mesmo a divulgação do filme era revolucionária para a época: o trailer consistia em uma tela negra com apenas o som da serra e os gritos de uma mulher. Como proceder? Claro, o filme foi um sucesso. Tobe Hooper, também um nome famoso no gênero até hoje (também produziu The Funhouse e Poltergeist, que veremos na próxima lista) conseguiu criar filmes com roteiros que são copiados e servem de inspiração até hoje.




Ainda essa semana continuaremos com a nossa lista dos melhores filmes de terror da década de 70! A Bilheteria agradece!

Nenhum comentário: