6 de outubro de 2011

Crítica | O vento será sua Herança

O blog "A Bilheteria" conta a partir dessa semana, com análises sobre os filmes que passam no projeto "Tela Alternativa", capitaneado pelo Professor Antônio João Teixeira. O Projeto de cinema traz ao público filmes clássicos, poucos difundidos e especiais, como recentemente aconteceu a exibição de filmes de Alfred Hitchcock.


“Give me old time religion, it’s good enough for me” (De me a antiga religião, ela é boa o bastante para mim) esse apenas é um trecho da música de entrada do filme “O vento será sua herança” de Stanley Kramer. Não quero fazer desse refrão um hino de louvor, mas esse refrão encaixa muito bem com a história do filme. A obra relata um acontecimento na cidade no Estado do Tennesse – USA e 1925, onde o profes­sor de biologia, Betram Cates (Dick York) foi preso em sua cidade por ensinar aos alunos a Teoria Evolucionista de Darwin, o que era proibido na época pelo Estado. A trama, porém destaca mais o julgamento de Betram, do que sua vida como professor. Isso por que dois dos maiores advogados dos Estados Unidos estariam no caso, Henry Drummond (Spencer Tracy) que defendia o professor Betram Cates da acusação e era a favor dos direitos civis nos Estados Unidos. E do lado da acusação estava o pastor Matthew Harrison Brady (Fredric March) candidato presidência dos Estados Unidos e um dos teólogos mais influentes de sua época.

“O vento será sua herança” me leva a uma associação com “Doze homens e uma sentença” de Sidney Lumet, isso por que a maior parte de “O vento será sua herança” se passa em um tri­bunal, e o filme destaca muito as formas argumentativas e o discurso dos personagens. O que mais difere “O vento será sua herança” de “Doze homens e uma sentença” e a as cenas externas e as populares passeatas livrando o espectador de apenas conseguir ler sobre um único cenário, o tribunal. No entanto a obra não apenas engatilha um debate sobre a existência hu­mana, mas sobre os direitos civis básicos dos seres humanos inclusive o direito a liberdade de ex­pressão.


Apesar do final pouco trágico, pois o professor Betram foi considerado culpado pelo júri e teve a decisão do juiz e de entregar de pagar uma multa de 100 dólares. A obra, no entanto segue fiel­mente a história analisando as cenas do tribunal, onde o advogado de defesa Henry Drum­mond pede para o advogado de acusação Matthew Brady para ser questionado em um teste­munho no tribunal para o júri. O mais dramático do filme de Stanley Kramer foi a morte do pastor Matthew no tribunal após tentar um último discurso para reverter a sentença do juiz.

Fica claro também com esse filme como o fanatismo religioso penetra em diversos sistemas sociais e criando códigos da vida pública que interferem na vida particular dos cidadãos. Porém “O vento será sua herança” é mais do que um filme sobre tribunal.Isso pelo fato de haver comentado sobre Sidney Lumet em “Doze homens e uma sen­tença” que justifica essa atração de cinema com os tribunais, pelo caso de que algo simples como uma decisão equivocada ou um júri fanático pode afetar as diferenças do outro, que merece tanta liberdade de escolha quanto a que nos queremos. Por isso as leis parecem apenas confortam as estranhezas humanas e não sendo mais uma norma social mas uma ‘quase lei’ que desacredita na capacidade de liberdade humana.
Gildo Antonio
*Esse foi o título das manchetes dos noticiários sobre o julgamento do professor de biologia John Thomas Scooper, acusado por ensinar a Teoria Darwinista aos alunos e o que deu origem ao filme.
Gildo Antônio

3 comentários:

Anônimo disse...

Excellent blog уou have here.. It's difficult to find good quality writing like yours nowadays. I truly appreciate individuals like you! Take care!!

Here is my blog ... v2 cigs coupon code

Anônimo disse...

Ӏt's hard to find experienced people on this topic, but you seem like you know what you're talking аbout!
Thanκs

Viѕit my site Additional Reading

Anônimo disse...

Vеrу nice artіcle. I absolutely aрρгecіatе this site.
Thаnkѕ!

Here іs my ωeb pagе: click through the next website page