Desertos e violência
O Grande Roubo - 1903 |
Entre as areias, pólvora e sangue, os filmes do gênero western
sempre foram de aspecto violento. Foi uma fórmula criada pelo cinema
estadunidense nos início do séc XX e dura até hoje. O boom desse modelo de
filmes se destacou pela sua facilidade na veiculação dentro das redes de
televisão.
Mas para melhor exemplificar sobre um gênero que inovou as história e também estagnou a indústria, vamos começar pelos primórdios do cinema. O primeiro filme que se tem que registrado como western foi "O Grande Roubo" em 1903 de Edwin Porter, um ex-assistente de Thomas Alva Edison e também um professor de edição de filmes e sobre cinema para D. W Griffith. Neste primeiro filme já com os métodos de edição e com o close up, o chápeu, as botas e a arma começam a fazer parte daquela visão heroico dos norte-americanos conquistando o oeste.
Mas para melhor exemplificar sobre um gênero que inovou as história e também estagnou a indústria, vamos começar pelos primórdios do cinema. O primeiro filme que se tem que registrado como western foi "O Grande Roubo" em 1903 de Edwin Porter, um ex-assistente de Thomas Alva Edison e também um professor de edição de filmes e sobre cinema para D. W Griffith. Neste primeiro filme já com os métodos de edição e com o close up, o chápeu, as botas e a arma começam a fazer parte daquela visão heroico dos norte-americanos conquistando o oeste.
Em 1930 com o cinema sonoro começa suas atividades, temos
o boom ou a 'era de ouro' do gênero Western com a exportação dos filmes até os
anos de 1970. No entanto as obras que se destacaram por um grande tempo foi do
diretor John Ford, como "O homem que matou o facínora" de 1962,
"No tempos da diligências" de 1939.
John Ford |
O cinema western tinha o objetivo de contar a história
dos Estados Unidos, a partir da conquista do Oeste. O objetivo era mostrar
sobre o período que compreendeu entre os anos de 1860 até 1880. No entanto a
figura do cowboy foi construída pelos soldados do Sul dos Estados Unidos durante
a Guerra Civil. Nesse aspectos temos uma figura heroica que foi formada pelo
enorme genocídio ocorrido com os índios do Oeste dos Estados Unidos, mas o
cowboy resistiu apenas como figura histórica no imaginário até pelo seu próprio
fim antes mesmo da invenção do cinema.
Apesar de alguns abusos e absurdos o cinema western representava muito bem esse período conturbado da história dos Estados Unidos, pois realmente era uma região violenta, até a briga por mulheres era algo comum segundo os livros de história. No entanto esse modelo padrão de história caiu em desuso antes mesmo do fim da era de ouro do western. Até o próprio John Ford já havia realizado obras com um toque mais sentimental. O western porém não se restringiu aos Estados Unidos, na Europa e até mesmo no Brasil foi realizado obras com essa mesma perspectivas mas com seus toques regionais.
Lima Barreto |
No Brasil com a o início das atividades da Vera Cruz a primeira tentativa de uma industrialização do cinema nacional, tivemos nossa primeira obra premiadas internacionalmente. Foi com "O cangaceiro" de 1955 e com a direção de Lima Barreto, tivemos nosso primeiro modelo de western. No entanto o gênero não vingou com a Vera Cruz, até porque Lima Barreto morreu sem nenhum lucro com o filme. Na Europa podemos definir que Sergio Leone que teve esse mesmo papel de nacionalizar um movimento estrangeiro. Mas na realidade foi uma tentativa diferente pois ele deixou suas obras com caráter original, usando de atores estadunidense e a falas em inglês.
Sergio Leone |
Um comentário:
Correção: O Cangaceiro é de 1953.
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