Dez anos atrás, uma grande tragédia assombrou todo o mundo, um bando de fanáticos religiosos, com colhões de aço, sem compaixão ou humanidade, mas cheio de ódio, teve a coragem de atacar, aberta e cruelmente, a maior potência do mundo. Em 11 de setembro de 2001, dois aviões se chocaram contra o World Trade Center, nos Estados Unidos da América. O assunto, à época, foi transmitido incessantemente, e é pauta todo ano.
É certo que todos conhecem bem a história, e que muitos não aguentam mais ouvir falar no assunto. Entretanto, não queremos aqui entrar em discussão moral ou politica, ou dizer se é válido ou não continuar batendo nessa tecla. Aproveitamos apenas a época para lembrar que alguns bons filmes foram feitos em lembrança da tragédia. Assim, cumprindo a função determinada ao post de sábado, trago-lhes cinco filmes que remetem ao assunto.
· Voo United 93 – Além dos dois aviões que atingiram o World Trade Center, um outro acertou o Pentágono “de raspão” e um quarto foi sequestrado, tendo como prováveis alvos o Capitólio americano ou a Casa Branca. Os passageiros deste último, ao perceberem as intenções dos sequestradores, reagiram. A película trata dessa batalha de homens e mulheres comuns que não se deixaram derrotar pelo medo.
· 11 de Setembro – Esse filme francês é a coletânea de 11 curtas-metragens, dirigidos por 11 diferentes diretores. Cada um deles dando um aspecto diverso da tragédia. Vale pela pluralidade de sua produção, dirigindo olhares variados e até mesmo contrastantes do acontecimento.
· Fahrenheit 9/11 – Dirigido e estrelado por Michael Moore, esse documentário trata, de uma maneira deveras polêmica, das causas e consequências dos atentados, insinuando que a família Bush e o governo estadunidense estivessem, de alguma maneira, por trás dos ataques.
· 11/9 – Um golpe de sorte dos irmãos franceses Jules e Gedeon Naudet, que estavam em Nova Iorque registrando a rotina dos bombeiros da cidade quando o ataque começou, conseguindo, assim, fazer as primeiras imagens do atentado. O documentário ganha mais alguns pontos por ser apresentado pelo grande Robert De Niro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário