19 de novembro de 2012

Moviola Incandescente | Gêneros: Filme Noir e Neo-Noir


Hoje, no primeiro vídeo da série de gêneros cinematográficos, vamos falar de FILME NOIR


Vamos, primeiramente, ao contexto histórico. Afinal, de onde veio o filme noire? Da LITERATURA. Os que ficaram conhecidos lá fora por “Livros da Capa Preta”, eram livros onde era comum encontrar histórias de detetive e investigação. Um dos grandes nomes da literatura noir era Dashiel Hammet, que escreveu um dos mais importantes livros, que depois veio a ser um filme, “O Falcão Maltês”.

Pois bem, sabendo disso, vamos ao que interessa aqui: Os filmes. Afinal, como faço para saber o que é um filme noir? O que o classifica e diferencia dos outros? Vamos às características.

Vamos dividir as características em 3 etapas: O Tema, Personagens e Atmosfera.

Tema: No filme noir, é primordial que haja relatos de crime e paixão. No filme noir, é comum que sempre comecemos a história já com algum crime que aconteceu onde esteja envolvido alguma relação amorosa. 

Outra característica importante é a presença da atração sexual nos enredos, seja envolvendo o protagonista e alguma mulher, ou, a investigação de algum caso que haja algo assim. As histórias são deliberadamente complicadas. Histórias difusas, com mais de uma trama a se resolver, são grandes marcas no filme noir. Por fim, para encerrar o filme, é comum nos depararmos com finais quase sempre infelizes. Dessa forma, entendemos por a morte do protagonista, ou a não-resolução do caso, etc.

Vamos a segunda etapa de características Personagens: Usualmente, temos um investigador. Para isso, entendemos que seja um detetive particular, um policial, um jornalista, etc. A mulher fatal. Uma das principais marcas do filme noir e, ao mesmo tempo, um dos principais itens que confundem as pessoas ao denominar um filme noir. A presença da mulher fatal não quer dizer que o filme seja noir, mas, se o filme for noir, vai haver uma mulher fatal. Uma assassina, ou, apenas uma mulher cheia de artimanhas. A vítima que, geralmente, vai ser o alvo dessa mulher fatal. Pode ser o próprio investigador. E, por último, o fato dos protagonistas serem deprimidos ou desorientados. Há um tom de melancolia e até mesmo depressivo nos nossos protagonistas

E o último ítem das características, vamos entender a Atmosfera: Já com esse cenário pronto de mulheres fatais, protagonistas deprimidos, crimes, mortes... não é difícil notar que o clima que paira nos filmes noir é de confusão, medo, ansiedade, paranoia.

Bom, entendemos algumas características narrativas do filme noir. Estamos quase lá! E quanto a técnica que, bem ou mal, se traduz e configura, também, a narrativa. Mas, tecnicamente, o que compõe o filme noir? Vamos lá.

- Iluminação Contrastada. Ou, se você preferir um termo cinematográfico “chiaroscuro”. Isso é muito herança do Expressionismo Alemão, movimento da década de 30, o que serve para aumentar a dramaticidade das cenas. - Utilização de angulações e enquadramentos inusitados ou exagerados. Ta aí uma característica muito abrangente, que pode confundir muito e que não deve servir de base para identificar esses filmes, apenas, como forma de complementar o entendimento. Mas, esses recursos tem a mesma serventia da iluminação contrastada. Ou podem dar ênfase a alguém ou a algum objeto, enfim, são infinitas as possibilidades.

Bem, agora já temos tudo o que precisamos para identificar um filme noir e, assim, classifica-lo. A única pergunta que faço é: porque houve uma necessidade de trazer essa temática para os cinemas? Quem foram os responsáveis? Bem, além dos livros estarem fazendo grande sucesso, a época era bem propícia. Assim como em qualquer época, o cinema acompanha a temática atual do planeta. Os primeiros filmes noir chegaram na década de 40, quase ao final da segunda guerra mundial. Então, as pessoas estão tristes, apavoradas, paranoicas. A desconfiança dos homens no front de batalha com suas mulheres em casa deram origem ao que chamamos de “mulher fatal”. Vale lembrar que os diretores que começaram com os primeiros filmes noir são cineastas nazistas, fugidos da Alemanha e vieram a fazer nome na história do cinema americano.

Bem, acredito que com esses elementos você vai conseguir distinguir sem muitos problemas um filme noir. Admito que esse é um dos gêneros mais complicados de se identificar. Geralmente, ao vermos alguns poucos elementos já o classificamos assim. No entanto, pode não ser verdade.

Espero que tenham gostado do primeiro vídeo da série. Fiz um sub-vídeo, que estou colocando aqui no canto, explicando o que é o filme “Neo-Noir” (ASSISTA AQUI), ou seja, o que chamamos hoje em dia de filmes noir, já que, unicamente, o filme noir tem data de estréia e de fim.


Bom, se o problema das pessoas no filme Noir era a Segunda Guerra Mundial e seus desdobramentos nas pessoas, o filme noir acompanha a os problemas psicológicos do homem segundo ao seu tempo. O homem do nosso tempo é dotado de problemas psicológicos ligado a luta interior dele contra ele mesmo. Então, não é difícil vermos temas próximos da crise de identidade ou perdas de memória. Com o avanço da tecnologia, também, o homem se vê em crise e em real combate com os aparatos tecnológicos que vão surgindo e crescendo ao seu lado. Então, o embate com a tecnologia passa a ser um tema recorrente nos filmes Neo Noir.


São características amórficas, que podem abranger uma gama de filmes que podem ou não ser Neo-Noir. Assim, pensei que poderíamos fazer um exercício coletivo aqui e tentar enumerar, com essas características, que filmes podemos chamar de NEO-NOIR? Deixa aí no comentário a sua conclusão e vamos ver a quantidade de filmes que conseguimos enumerar!

Atentem para o próximo vídeo!

Nenhum comentário: